PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – NR9


 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ou PPRA é um programa estabelecido pela  Norma Regulamentadora  NR-9, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho. 

Este programa tem por objetivo, definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos  ambientes de trabalho.

A legislação de segurança do trabalho brasileira considera como riscos ambientais, agentes físicos, químicos e biológicos.  Para que sejam considerados fatores de riscos ambientais estes agentes precisam estar presentes no ambiente de trabalho em determinadas concentrações ou intensidade, e o tempo máximo de exposição do trabalhador a eles é determinado por limites pré estabelecidos. 

Agentes de Risco

Agentes físicos – são aqueles decorrentes de processos e equipamentos produtivos podem ser:

  • Ruído e  vibrações; 
  • Pressões anormais em relação a pressão atmosférica; 
  • Temperaturas extremas ( altas e baixas); 
  • Radiações ionizantes e radiações não ionizantes. 

Agentes químicos são aquelas decorrentes da manipulação e processamento de matérias primas e destacam-se:

  • Poeiras e  fumos; 
  • Névoas e neblinas; 
  • Gases e vapores. 


Agentes biológicos são aqueles oriundos da manipulação, transformação e modificação de seres vivos microscópicos, dentre eles:

  • Genes, bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, e outros. 


Objetivos do programa (PPRA)

 

O objetivo primordial e final é evitar acidentes que possam vir a causar danos à saúde do trabalhador, entretanto existem objetivos intermediários que assegurarão a consecução da meta final.

 

Objetivos intermediários:

  • Criar mentalidade preventiva em trabalhadores e empresários. 
  • Reduzir ou eliminar improvisações e a “criatividade do jeitinho”. 
  • Promover a conscientização em relação a riscos e agentes existentes no ambiente do trabalho.
  • Desenvolver uma metodologia de abordagem e análise das diferentes  situações ( presente e futuras) do ambiente do trabalho.
  • Treinar e educar trabalhadores para a utilização da metodologia. 


Metodologia

 

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas:

  • Antecipação e reconhecimento dos riscos;
  • Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;
  • Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;
  • Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;
  • Monitoramento da exposição aos riscos;
  • Registro e divulgação dos dados. 

Obrigatoriedade da implementação do PPRA

 

A Legislação é muito ampla em relação ao PPRA, as atividades e o número de estabelecimentos sujeitos a implementação deste programa são tão grandes que torna impossível a ação da fiscalização e em decorrência disto muitas empresas simplesmente ignoram a obrigatoriedade do mesmo.

 

A lei define que todos empregadores e instituições que admitem trabalhadores como empregados são obrigadas a implementar o PPRA.

 

Em outras palavras, isto significa que praticamente toda atividade laboral onde haja vinculo empregatício está obrigada a implementar o programa ou seja : indústrias; fornecedores de serviços; hotéis; condomínios; drogarias; escolas; supermercados; hospitais; clubes; transportadoras; magazines etc. 


Aqueles que não cumprirem as exigências desta norma estarão sujeitos a penalidades que variam de multas e até interdições.

 

Evidentemente que o PPRA tem de ser desenvolvido especificamente para cada tipo de atividade, sendo assim, torna-se claro que o programa de uma drogaria deve diferir do programa de uma indústria química.

 

Fundamentalmente o PPRA visa preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores por meio da prevenção de riscos, e isto significa:

  • antecipar; reconhecer; avaliar e controlar 

riscos existentes e que venham a ser introduzidos no ambiente do trabalho.

 

Opções de implementação do programa

 

Para uma grande indústria que possui um organizado Serviço Especializado de Segurança, a elaboração do programa não constitui nenhum problema, para um supermercado ou uma oficina de médio porte, que por lei não necessitam manter um SESMT, isto poderá vir a ser um problema.

 

As opções para elaboração, desenvolvimento, implementação do PPRA são :

  • Empresas com SESMT – neste caso o pessoal especializado do SESMT será responsável  pelas diversas etapas do programa em conjunto com a direção da empresa.
  • Empresas que não possuem  SESMT – nesta situação a empresa deverá contratar uma firma especializada ou um Engenheiro de Segurança do Trabalho para desenvolvimento das diversas etapas do programa em conjunto com a direção da empresa.

Precauções e cuidados

 

A principal preocupação é evitar que o programa transforme-se no  principal objetivo e a proteção ao trabalhador transformem-se em  um objetivo secundário.

 

Muitas empresas conseguem medir a presença de algum agente em partes por bilhão (ppb) e utilizam sofisticados programas de computador para reportar tais medidas, entretanto não evitam e não conseguem evitar que seus trabalhadores sofram danos a saúde.

 

Algumas empresas de pequeno e médio porte, não possuindo pessoas especializadas em seus quadros, contratam serviços de terceiros que aproveitam a oportunidade para vender sofisticações tecnológicas úteis para algumas situações e absolutamente desnecessárias para outras (algo como utilizar uma tomografia computadorizada para diagnosticar unha encravada).

 

O PPRA é um instrumento dinâmico que visa proteger a saúde do trabalhador e, portanto deve ser simples pratico, objetivo e acima de tudo facilmente compreendido e utilizado. 

About these ads

30 responses to this post.

  1. estou tomando o curso da area de segurança e estou abismado com numero de acidentes que ocorrem no mundo em todos os ambiente sseja ele em casa ou industrias, mais estou adorando este trabalho mas triste com a estatistica que escondem os jornalismos mundiais e gostei muito das informaçoes

    Resposta

  2. Posted by Leonardo da Costa Michel on 11/07/2009 at 1:01 AM

    Terminei o curso de Segurança do trabalho, gotaria de mais informações sobre o ppra: Como fazer,se for possível me enviar um modelo como base me ajudaria muito, pois ainda tenho muitas dúvidas em como preencher esse documento.

    Resposta

  3. Posted by Antonio Carlos de Lima on 15/07/2009 at 8:37 PM

    Gostei foi muito bem abordado.Por um acaso você não tem algo sobre Pressões anormais?

    Resposta

  4. Posted by joel vicente on 07/09/2009 at 11:25 PM

    olá!Alguém tem um modelo de ppra da construção civil, meu email é joevic71@gmail.com, a DRT RS exige para a construção civil PCMAT e PPRA

    Resposta

  5. Posted by RICARDO DOS SANTOS on 13/09/2009 at 8:32 PM

    OLÁ,GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE TEC DE SEG DO TRABALHO,CIPA,PPRA,LAUDOS,ETC.DESDE JÁ AGRADEÇO.UM FORTE ABRAÇO!

    Resposta

  6. Posted by Esdla Maiara on 22/10/2009 at 4:32 PM

    Olá estou concluindo o curso de segurança, e meu trabalho final de meio ambiente é um PPRA, se alguém tiver uma idéia ou um modelo, por favor enviem ao meu emaill mayalways@hotmail.com

    desde já agradeço.. Esdla Maiara.

    Resposta

  7. Posted by DEBORA on 04/11/2009 at 5:12 PM

    GOSTEI MUITO,PORQUE EU TO COMECANDO AGORA E FOI MUITO ULTIU PARA O MEU TRABALHO.

    Resposta

  8. Posted by ana on 30/11/2009 at 8:50 PM

    gostei desse resumo estava precisando para fazer um relatorio do meu curso se quiserem tirar duvidas e manda pelo meu email ta bem para discutir alguns assuntos relacionado o tec de seg

    Resposta

  9. GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUEM QUE POSSA ME AJUDAR A FAZER UM PROJETO FINAL BEM DIFERENTE , RELACIONADO COM A CONSTRUÇÃO CIVIL .
    COMO IMPLANTAR A NR : 9 UMA IDEA BEM SIMPLES E OBJETIVA .
    AGRADECIDO DESDE JÁ :LUCIANO LEITE

    Resposta

  10. Posted by Leonardo on 19/10/2010 at 10:27 PM

    trabalho com hemodialise e costaria de saber o real risco pois trabalhamos com agentes quimicos e ñ consta nos ludos periodicos, trabalho com acido acetico, peroxide, iron aut, sei que são materiais corrosivos . como posso proceder para q isto seja constatado no ludo periodico aguardo resp. no msn obrigado

    Resposta

  11. Posted by Avelar on 06/12/2010 at 3:38 PM

    Gostaria de receber um modelo de um ppra de um supermercado…
    Agradeco desde ja mande pelo meu email… Obrigado !!!

    Resposta

  12. Posted by maria g. luz on 07/12/2010 at 9:51 PM

    QUERIDOS COLEGAS, PRECISO ELABORAR UM RELATÓRIO DE LEGISLAÇÃO APLICADA À SEGRANÇA DO TRABALHO SOBRE:
    PREPARAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA EM PERÍCIA E FISCALIZAÇÃO EM ACIDENTE DE TRABALHO.
    OBRIGADO !!!!!!!!!!!!!

    Resposta

  13. Posted by andrea neves on 08/12/2010 at 11:26 PM

    estou formada em técnica de segurança no trabalho
    a um ano e meio não estou atuando,trabalho como op. de caixa num supermercado, gostaria de obter mais informação de PPRA de supermercado.

    Resposta

  14. Posted by Denise Ricardo Santos on 24/02/2011 at 11:59 AM

    Bom dia. Caro colegas gostaria de receber um modelo de uma PPRA de um Supermecado para me ajudar em um trabalho escolar. Por favor conto com a ajuda de voces. Aguardo contato e resposta via e-mail.

    Desde ja obrigada

    Resposta

  15. Posted by rejane on 13/03/2011 at 6:12 PM

    gostei,é foi mais facil entender com este resumo
    obrigado!!

    Resposta

  16. Posted by adenir de itajai sc on 06/04/2011 at 12:52 PM

    estou muito contente com este curso mesmo no começo, pois sou maritimo e ja esta se abrindo oportuniades de assumir outra função .

    Resposta

  17. Posted by sheila diniz on 13/04/2011 at 11:43 AM

    gotaria de ter um modelo do ppra de uma construçâo civil.
    quem tiver me mande grato

    Resposta

    • Posted by erivaldo santos on 11/10/2011 at 3:20 PM

      Gostaria de ter um modelo do ppra de uma construçâo civil.
      quem tiver me mande grato para

      Resposta

  18. Posted by elrilene de souza oliveira on 12/10/2011 at 12:10 AM

    gostei muito pois me ajudou a tirar algumas duvidas confesso estou um pouco assustada pois vou iniciar como tecnica e naõ tenho esperiencia alguma

    Resposta

  19. Posted by diego ramsos on 15/10/2011 at 7:14 PM

    esse seu trb esta bom ta bem desevolvindo
    abraço

    Resposta

  20. Posted by Roseane on 16/10/2011 at 2:58 PM

    mto mto mto mto bom seu resumo. obg ;D Vai me ajudar mto no meu trabalho.

    Resposta

  21. Posted by Dayana Eugenia on 26/10/2011 at 11:06 AM

    Gostei muito do seu resumo,vc coloco toda ideia do que é uma ppra!
    obrigado!!!

    Resposta

  22. Posted by Bruna on 13/12/2011 at 5:04 PM

    Bem explicito!! me ajudara bastante. obrigado!

    Resposta

  23. Posted by kelen on 25/01/2012 at 11:01 PM

    ok
    !!!

    Resposta

  24. Posted by Jessica Priscila Silva on 17/02/2012 at 2:07 PM

    estou cursando o TST e posso observar quantos acidentes são causados por falta de responsabilidades das empresas com os seus funcionarios.

    Resposta

  25. Posted by kelen on 25/02/2012 at 10:52 PM

    o maior risco , e não arriscar !!! pois tudo vale o e risco que se corre……. sucesso à todos que se arrisca,

    Resposta

  26. Posted by reinaldo borges da rocha on 25/03/2012 at 10:16 PM

    Gostei do teor da materia,gostaria de saber qual o procedimento após fazer o PPRA,sei que deve constar a assinatura do técnico e sua matricula, gostária de saber se ele deve ser registrado no MTE ou ficar disponível na Empresa para a fiscalização. Gostaria que mandassem modelos de laudos e PPRA de empresas, supermercados,bares,restaurantes,farmacias,clubes, GOSTARIA TAMBÉM DE VER LAUDOS DE LTCAT

    Resposta

  27. Posted by VANESSA on 02/05/2012 at 9:42 AM

    Ola, Galerinha , preciso com urgencia de um modelo de PPRA de Bar e Mercearia , se alguem puder me ajudar . Obrigada

    Resposta

  28. Posted by Lourdes de Jesus Carreiro Carletti on 25/10/2012 at 7:26 PM

    Cachoeiro de Itapemirim, Es – Em 25/10/2012
    Boa noite,
    Estes comentários sobre NR9 me foram úteis para minha pesquisa. Sem precisar de mais algumas informações.
    Abraços, Lourdes de Jesus Carreiro Carletti – 4º Semestre Recursos Humanos

    Resposta

  29. Posted by Luiz Claudio on 10/12/2012 at 4:43 PM

    Preciso de modelo de PPRA de um Hotel, Caso alguém tenha, envie para o meu i-mail lcrchaves@ig.com.br . Agradeço.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 272 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: